Artigos

Influencia da Dieta Alimentar sobre a Cicatrização

Influencia da Dieta Alimentar sobre a Cicatrização

A alimentação é fundamental para a saúde e o bem estar, sendo também importante no processo de cicatrização. A ingestão adequada de macro (proteínas: carnes, Peixes e ovos; carboidratos de baixo índice glicêmico: tubérculos, cereais integrais e micronutrientes (as vitaminas), bem como a hidratação apropriada, são necessárias para que a cicatrização ocorra. Existem fatores locais e sistêmicos que podem influenciar prejudicialmente o processo cicatricial. Do ponto de vista nutricional, destaca-se apenas fatores sistêmicos como, por exemplo, a deficiência de vitaminas A, C ou K, assim como a deficiência proteica e a do micronutriente zinco.

Ao decidirmos fazer uma cirurgia plástica não imaginamos todo contexto que envolve antes, durante e após esse procedimento. E não nos damos conta do quanto é importante dar atenção a uma alimentação equilibrada e específica.

A nutrição é tida como um fator preponderante em todo o processo de cicatrização. Muitos nutrientes estão envolvidos na formação de novos tecidos, na supressão da oxidação e na melhoria da cicatrização. A nutrição pode influenciar em qualquer das fases do processo de cicatrização, sendo que a terapia nutricional adequada auxilia também na imunocompetência diminuindo o risco de infecção.

Com uma alimentação adequada é possível obter um resultado mais rápido e satisfatório. A regeneração do tecido depende do estado nutricional do paciente.

É de extrema importância que o bom funcionamento do intestino esteja adequado, no preparo pré-cirúrgico é indispensável o uso de lactobacilos e cepas específicas para otimização do mesmo.

Dietas ricas em proteínas, vitaminas, minerais, colágeno hidrolisado, probióticos nos mostram cada vez mais fortes influência no poder e reparo de cicatrizações.

Dietas pobres em carboidratos refinados diminuem drasticamente os processos inflamatórios, facilitando na recuperação, evitando uso prolongado de medicações anti-inflamatórias e antibióticos. Além da melhora como um todo no emagrecimento e recuperação em geral.

Dentro do que estudamos e vivenciamos na prática, podemos afirmar que fatores nutricionais adequados são completamente essenciais para uma boa recuperação.

A cicatrização não é um fenômeno isolado, uma vez que a perda tecidual é reparada por um conjunto de fenômenos que leva à formação de uma cicatriz. 

Após uma lesão são identificadas três fases consecutivas do processo de cicatrização, que ocorrem simultaneamente: fase exsudativa ou inflamatória; fase proliferativa ou fibroblástica e fase cicatricial.

De um modo geral o processo de cicatrização ocorre por um mecanismo competitivo entre a síntese e a lise do colágeno. Assim sendo, qualquer fator que aumente a lise ou diminua a síntese do colágeno pode concorrer para alteração da cicatrização. Os fatores que comprometem a cicatrização podem ser divididos em sistêmicos e locais, ou seja, esses fatores influenciam a adequação da resposta reparadora inflamatória.

Sabe-se que o retardo na cicatrização pode ocorrer em pessoas com deficiências de quaisquer nutrientes essenciais. Porem a reversão à normalidade pode ocorrer com o uso de uma dieta com níveis de proteínas, vitaminas e minerais adequados. Os estados de nutrição irão determinar alterações no processo da síntese protéica em nível da cicatriz. 

Existem três fases no processo de cicatrização que exigem nutrientes específicos e um bom estado nutricional geral do indivíduo. A fase inicial é chamada de inflamatória e caracteriza-se pela homeostase, coagulação, ativação da resposta imune local, fagocitose e a migração celular. A vitamina K, as proteínas e os aminoácidos são fundamentais neste momento. A fase de proliferação é marcada pelo intenso desenvolvimento de células epiteliais e fibroblastos, responsáveis pela produção do colágeno. Esta fase também requer proteínas e aminoácidos, além de vitamina C, ferro, zinco e oxigênio disponíveis. A terceira fase é a de remodelação, quando ocorre o processo de maturação e estabilização da síntese e degradação do colágeno, conferindo força tênsil à cicatrização.

Necessidade do organismo com relação a nutrientes na recuperação:

- Formação tecidular, síntese do colágeno, suporte imunitário: Proteínas no geral, alimentos de origem animal como carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados; e os de origem vegetal como feijão, lentilha, soja e ervilha;

- Fonte de energia: Carboidratos no geral, cereais integrais: batata doce, aipim, aveia; macarrão integral,

- Coagulando o sangue e melhorando a cicatrização: Lipídios: abacate, oleaginosas, carnes, ovos.

- Síntese de colágeno, epitelização, suporte imunitário: Vitamina A, fígado, gema de ovo, vegetais verde-escuro como brócolis e espinafre, cenoura;

- Síntese de colágeno, suporte imunitário, antioxidante, integridade capilar: Vitamina C, frutas como morango, abacaxi, acerola, laranja, goiaba, melão e kiwi;

- Aumento da cicatrização, aumento da imunidade: Vitamina K, fígado, óleos vegetais, vegetais de folha verde-escuro como couve e espinafre; minerais; Ferro: fígado, carne vermelha, aves, peixes, gema de ovos.

- Síntese de colágeno e síntese protéica: Mineral Zinco, carne vermelha, peixes, aves, fígado, cereais integrais.

- Formações de tecidos conjuntivos: Mineral Cobre, Aves, fígado, frutas secas.

 

Dra. Jaciara Petry